Sempre me intrigaram as fronteiras.
A aldeia do Escoural é partilhada por duas freguesias, a Sanguinheira e a Tocha.Em tempos uma parte era o Escoural de Cadima, a importante e influente Cadima dos Crúzios de Coimbra que também eram donos da Tocha.
As razões que levaram a Cadima ficar com uma pequena parte da aldeia não as sei ao certo, só posso especular por agora, mas não serão muito diferentes e talvez da mesma ordem que justificam os concelhos de Montemor-o-Velho chegar ao Largo da Vila da Tocha, e o da Figueira da Foz já ter casas ao sul da Praia da Tocha no seu território.
Entre muitas explicações, uma apresentou Carlos Oliveira ao iniciar a “Casa na Duna”, já a criação das freguesias de Cadima e Tocha eram história antiga, com: “ Na Gândara há aldeolas ermas, esquecidas entre pinhais, no fim do mundo, …”.
Agora nos mapas oficiais da Câmara de Cantanhede a divisão da aldeia pelas duas freguesias é outra. Temos assim a parte do Escoural que é da Tocha mas é da Sanguinheira e a parte da Sanguinheira que ainda é da Tocha, isto é, um enclave que ficou perdido entre pinhais, no fim do mundo.
A ignorância tem-nos governado, também aqui em Cantanhede, só que esta já não é especulação.
2 comentários:
daqui é uma pessoa sua conhecida da gesteira e que està acompanhada pelo seu primo Manuel, mas que nâo està muito bem de acordo, pela simples razâo, que quando nâo se sabe tudo a esse sujeito nâo se faz um blog. Manuel Tabanez e um abraço e até o dia 30/11/08.
site (www.relaisfleuri.ch)
mail (linodette@hotmail.com.ch)
até uma proxima oportunidade
Curioso, também me tenho questionado sobre essa divisão, mas isso já remonta a vérios séculos...
Por acaso também já fui da Gesteira, e essa divisão tem-me dificultado a pesquisa genealógica da minha família, sobretudo a parte de Tabanez que devia estar no Escoural da Tocha, e os outros que depois passaram para Tavaredes, Carreiros, Fervença e Gesteira ...
Cumprimentos
Enviar um comentário